22 de mar. de 2010

O Joio e o Trigo

O trigo é uma planta cultivada em virtudes de seus frutos, com os quais se fabrica milhares de alimentos como farinha, pães, bolos, macarrão, etc.
O joio (erva daninha, capim) é uma espécie de planta que cresce agrupado em outras espécies e não produz frutos alimentícios.
Na palavra de Deus ouvimos falar sobre uma historia assim: O semeador saiu ao campo a semear trigo, quando chegou a noite um impostor semeou ali também o joio, quando o trigo começou a crescer os empregados perceberam que o joio crescia ali entrelaçado ao trigo, perguntaram ao seu senhor, se poderiam arrancar o joio, porem o patrão disse para esperar ate a época da colheita assim poderia distinguir o joio do trigo, então colheriam o trigo e lançaria o joio no fogo (Mat. 13.24-30)
A principio o joio pode até parecer com o trigo, mas jamais será. O trigo quando crescido dá muito fruto, e seus frutos alimentam e da vigor. O joio jamais dará fruto, pelo contrário pode até matar outras plantas. Pensemos então, somos trigo, ou joio? Damos frutos que possam alimentar a outros, ou matamos outras almas?
Outra característica do trigo, na qual pode ser identificado como trigo é que quando nascem seus frutos, eles pesam, por isso os pés de trigo se curvam, se dobram. O joio jamais se dobra, por não ter frutos quanto mais ele cresce mais de pé ele fica, Pensemos então, somos joio, ou trigo? Nós curvamos em humilhação perante o Senhor, ou a cada dia estamos cheios de nós mesmos, crescendo em nosso orgulho e auto-suficiência?
Já sabemos o que aconteceria como o joio na hora da colheita.

Martinha Gospel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário